JOGOS INTERNOS EEEFM. DR. FREITAS

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Gestão de Tecnologia na Escola:possibilidade de uma prática democrática - Item 03

Gestão de Tecnologia na Escola: possibilidade de uma prática democrática
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/1.pdf

A escola concentra seu foco na gestão escolar, a qual deve ter consciência que sua atuação precisa estar aberta para as mudanças, ser democratica e participativa e no momento que passa a sentir-se produtora de sua realidade por meio do seu trablho sua praxis torna-se diferente. A gestão não pode ser impositiva, mas integrada com a comunidade interna e externa da escola Lück(2003).
O profissional que não domina as tecnologias presentes na esola, nem compreende as possíveis contribuições para o seu fazer profissional, tende à rejeitá-la, e não coloca à disposição da comunidade para a construção coletiva do conhecimento. Incorporar as tecnologias nas atividades da escola e no dia-a-dia do fazer pedagógico, envolve vários aspectos da gestão como: o efeito de gerir, administrar, proteger e quando o gestor possibilita o uso destes recursos ele proporciona que seja feito o registro, a organização, a recuperação, a atualização das informações, a produção de estragegias de comunicação e participação. A gestão de tecnologias na escola deve se dar de forma colaborativa, incentivando a criação d informações, troca de experiências entre professores e entre alunos e professores, não criar manual de proibições para o uso da rede, favorecer a produção do conhecimento visando o trabalho coletivo e assegurar no Projeto Político Pedagógico o uso das TIC como diretriz e prioridade da escola.

Curso de Tecnologias na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC
Cursista: Fátima do Nascimento Spinelli e Luziene

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVERSAS FORMAS DE SE COMUNICAR