JOGOS INTERNOS EEEFM. DR. FREITAS

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quem sou como Aprendiz e Professor?

Profª Maria do Carmo

Cursista: Fátima do Nascimento Spinelli

Turma: 2º Semestre de 2010

Passar da posição de professor para aluno é uma experiência que requer atenção, reflexão e principalmente a atitude em adquirir novos conhecimentos. Hoje o mercado de trabalho necessita de profissionais que estejam em constante formação. Apesar de toda experiência que se tenha ao longo de nossa vida profissional nunca é o suficiente para vencermos novos desafios que se apresentam a cada dia.A aprendizagem vem tomando uma nova concepção, e se tornando uma atividade contínua, iniciando-se nos primeiros minutos de nossa existência e se prolongando ao longo de nossa vida, além disso a troca de experiência enriquece a aprendizagem. Toda e qualquer situação nova traz uma sensação de medo, porém se durante toda nossa vida for trabalhado o conhecimento aliado a prática, esta situação inovadora se tornará um momento de prazer. É necessário conhecer o nosso aluno; saber como ele pensa e age diante de desafios; utilizar as tecnologias de informação como meio para exemplificar o raciocínio que o aprendiz usa para resolver problemas.Segundo Moraes, o aprendiz precisa trabalhar com projetos, ser estimulado para conhecer conceitos, desenvolver habilidades e competências para poder continuar a aprender ao longo da vida. A aprendizagem não acontece apenas na sala de aula; com o uso do quadro; do pincel; do conteúdo escrito e da leitura, mas também desenvolvemos a aprendizagem usando os diferentes tipos de mídias e de tecnologias da comunicação e não somente na sala de aula convencional. Precisamos trabalhar de forma interdisciplinar, levando em consideração as experiências que os alunos trazem; suas idéias e socializar com todos faz a diferença no processo ensino-aprendizagem. Eu como professora estou sempre disposta a rever as minhas práticas pedagógicas, motivar os alunos para serem independentes e usar as tecnologias em minhas aulas que estão presentes na escola.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DANÇAR - UMA TERAPIA PARA O CORPO E PARA A MENTE



Nosso corpo tem a capacidade de se comunicar atráves do movimento, e a dança inclue diversos movimentos que demonstra o quanto nosso corpo deve ser bem tratado para que possa transmitir bons movimentos.

domingo, 31 de outubro de 2010


Curso Tecnologias na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC.
Cursista: Fátima do Nascimento Spinelli
Atividade 05: Olhando para uma prática com o uso de Tecnologias  - Conhecendo uma Experiência
Programa: O Corpo Fala
Áreas do Conhecimento envolvidas: Educação Física e Língua Portuguesa.
Objetivo a ser alcançado: que os alunos possam reconhecer as várias formas de comunicação estabelecidas corporalmente.
O professor trabalhará em 04 aulas este conteúdo, onde os alunos deveram ter aprendido anteriormente o Conceito de Dança.
Estratégias e Recursos  da aula - será realizada em 04 atividades que são:
Atividade 01 – apresentar aos alunos algumas fotos que apresentam diferentes expressões, após a apreciação das imagens, o professor questionará aos alunos quais os sentimentos estão expressos e com base em que chegaram a esta conclusão.
Atividade 02 – o professor  irá organizar uma vivência de Mímica, onde os alunos deverão fazer a mímica de nome de filmes, música, sentimentos e pessoas famosas e no final o professor deve questionar aos alunos quais foram os fatores que fizeram os alunos adivinharem. A discussão a ser feita é no sentido de que existem diversas formas de se comunicar além da fala.
Atividade 03 – apresentação de vídeos contidos no youtube  - http://www. youtube.com/watch?y=ynJfgsfcaZg
Em seguida, questionar aos alunos quais foram as impressões que tiveram em relação aos vídeos. Explicar que a partir da música ou do ritmo, também podemos nos expressar corporalmente.
Atividade 04 – dramatização – o professor irá propor a dramatização de alguns poemas, onde ele apresentará os poemas e os alunos escolheram qual irá dramatizar. Poemas sugeridos: No meio do Caminho; Verbo ser; Cidadezinha qualquer e outros.
Avaliação: os alunos deverão redigir um texto dissertativo sobre o tema “O Corpo e as formas de Comunicarmos”, baseando nas atividades e nas discussões da aula.
Eu escolhi esta aula pela forma como esta sendo trabalhada a expressão corporal,  conteúdo da Educação Física, ela propõe a aplicação do conteúdo de forma dinâmica, interagindo com o aluno, propondo a reflexão do aluno sobre as atividades que estão sendo trabalhadas  e o uso da tecnologia  para o desenvolvimento da aula e do objetivo  a que se propõe o professor.


Curso Tecnologias na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC.
Cursista: Fátima do Nascimento Spinelli
Atividade 06 – Olhando para uma prática do professor com o uso da Tecnologia.
Vivemos num mundo de muitas tecnologias e as escolas também devem acompanhar este momento, porém tanto o corpo administrativo como o corpo docente devem estar preparados para o uso destas tecnologias de forma democrática, com criatividade e principalmente serem usadas para a construção e aquisição de conhecimento tanto para alunos quanto para professores. As diversas tecnologias que foram apresentadas no vídeo como: livros, revistas, microfones, maquetes, computadores, Internet, Televisão, DVD estão presentes nas escolas para serem utilizadas pelos professores como suporte pedagógico. Por isso a experiência pedagógica do professor é muito importante, porém é necessário também ter conhecimento técnico de informática para realizar as atividades possíveis propostas pelo uso da tecnologia, conhecer as diferentes modalidades de uso da informática na educação como: programação, elaboração de multimídia, uso da multimídia, busca da informação na Internet ou mesmo de comunicação e entender os recursos que elas proporcionam para a construção de conhecimento.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Gestão de Tecnologia na Escola:possibilidade de uma prática democrática - Item 03

Gestão de Tecnologia na Escola: possibilidade de uma prática democrática
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/1.pdf

A escola concentra seu foco na gestão escolar, a qual deve ter consciência que sua atuação precisa estar aberta para as mudanças, ser democratica e participativa e no momento que passa a sentir-se produtora de sua realidade por meio do seu trablho sua praxis torna-se diferente. A gestão não pode ser impositiva, mas integrada com a comunidade interna e externa da escola Lück(2003).
O profissional que não domina as tecnologias presentes na esola, nem compreende as possíveis contribuições para o seu fazer profissional, tende à rejeitá-la, e não coloca à disposição da comunidade para a construção coletiva do conhecimento. Incorporar as tecnologias nas atividades da escola e no dia-a-dia do fazer pedagógico, envolve vários aspectos da gestão como: o efeito de gerir, administrar, proteger e quando o gestor possibilita o uso destes recursos ele proporciona que seja feito o registro, a organização, a recuperação, a atualização das informações, a produção de estragegias de comunicação e participação. A gestão de tecnologias na escola deve se dar de forma colaborativa, incentivando a criação d informações, troca de experiências entre professores e entre alunos e professores, não criar manual de proibições para o uso da rede, favorecer a produção do conhecimento visando o trabalho coletivo e assegurar no Projeto Político Pedagógico o uso das TIC como diretriz e prioridade da escola.

Curso de Tecnologias na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC
Cursista: Fátima do Nascimento Spinelli e Luziene

DIVERSAS FORMAS DE SE COMUNICAR